Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Palestra na UFMS aborda festa e cultura

"Festa e cultura na América portuguesa: revisitando as cavalhadas" é o título da palestra que será realizada no próximo dia 18 de junho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Nova Andradina, pelo professor José Artur Teixeira Gonçalves.
A palestra, que será apresentada a alunos dos cursos de história e geografia, abordará as apropriações de uma festa de origem medieval ibérica (as cavalhadas) no Brasil colonial.
Trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI, a cavalhada encena a luta entre mouros e cristãos, remetendo à Reconquista (expulsão dos mouros da Península Ibérica) e às Cruzadas. Na América portuguesa a festa sofreu diversas mudanças de contexto e significado, ora encenando temas de catequese, ora celebrando a monarquia portuguesa.
O tema da palestra será revisitado 10 anos depois da conclusão da pesquisa, que resultou na obtenção do título de mestre em História pela Unesp/Assis. A pesquisa de doutorado, concluída em 2006, abordou outra faceta da cultura no mundo ibero-americano, deixando em suspenso o tema das festividades.

Um comentário:

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Pessoal, a palestra foi adiada. Assim que uma nova data for marcada, inseriremos a informação. Obrigado.