Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Direito nas sociedades tribais é tratado em curso na Toledo

Todas as sociedades humanas têm Direito, mesmo aquelas que não possuem leis escritas ou instituições jurídicas diferenciadas como nas sociedades ocidentais. Esta é a perspectiva da Antropologia Jurídica para o estudo do Direito nas sociedades tribais, tema que será abordado no curso de extensão “O Direito nas sociedades sem Direito”, na Toledo de Presidente Prudente, de 20 de setembro a 11 de outubro.
“Cada sociedade tem meios para resolver conflitos de interesse. Sob este prisma é possível dizer que há Direito em todas sociedades humanas”, afirma o docente responsável pelo curso, José Artur Teixeira Gonçalves, que é Doutor em História e Sociedade pela Unesp e professor de Antropologia no curso de Direito da Unes/Finan.
Entre outros assuntos, o curso abordará o papel da vingança e da reciprocidade violenta no Direito tribal, assim como estes mecanismos persistem em sociedades onde o Estado é o Juiz. “Na Albânia, apesar dos esforços do Estado, subsiste um código de vingança, o Kanun, responsável por um número de mortes assemelhado a estatísticas de guerra”, destaca. Em algumas localidades do Brasil também se conserva o costume de vingança, sobretudo nas questões de família.
As formas de mediação de conflitos de interesse e os rituais tribais de prevenção à violência também serão enfocados no curso.
A Toledo de Presidente Prudente, promotora do curso, através da coordenadora de Extensão, Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes, disponibiliza em seu site na Internet a programação completa das aulas. As inscrições podem ser feitas on-line.

Nenhum comentário: