Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Matrix Reloaded e o pensamento de Baudrillard

Durante a tarde de ontem (16), a Jornada Acadêmica de Cinema da Toledo Presidente Prudente exibiu e discutiu, com a participação do professor José Artur Teixeira Gonçalves, o filme “Matrix Reloaded”.
Segundo Gonçalves, o filme remete a filosofia contemporânea e dialoga com o pensamento do filósofo Jean Baudrillard sobre simulacros e simulação. “Podemos notar como a noção de realidade deu lugar, na contemporaneidade, a uma perda de referentes e de significados”, pontua.
Na exibição do primeiro Matrix, no dia 23 de fevereiro, as análises dos debatedores se baseavam em fontes filosóficas clássicas, como referências ao pensamento de Platão e Sócrates.
Para a professora do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, Maria de Lourdes Thomaz, que mediou a discussão, “Matrix Reloaded” retrata, de modo pessimista, a perda de sentido e da esperança do homem.
As inscrições para a próxima Jornada de Cinema, que acontece no dia 13 de abril, as14h, com o filme “Matrix Revolutions” estão abertas e podem ser feitas aqui. (Da assessoria de imprensa da Toledo)

Um comentário:

Karina Denari disse...

Acho bem interessante a inserção do pensamento de filósofos contemporâneos (como Baudrillard) no meio acadêmico da Toledo. Iniciativas como esta são raras, e devem ser valorizadas. Sugiro mais cursos na área de Filosofia e Filosofia do Direito, e talvez se possivel a criação de um grupo de estudo nesta seara, pois somente com debates desta natureza e produção acadêmica pautada em aprofundamento filosófico a Toledo cumpre seu papel de instituição de ensino superior.
Aluna de Direito e pesquisadora-bolsista do NEPE - Karina Denari