Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

sábado, 17 de setembro de 2011

ETIC reuniu 500 pesquisadores e teve 360 trabalhos apresentados

Foi finalizada na noite desta terça-feira (13) mais uma edição do Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC).
Nesta 7ª edição, mais de 360 trabalhos científicos foram apresentados em forma de artigos e pôsteres durante o evento, que é um espaço privilegiado para a divulgação da produção científica de alunos e docentes da IES, bem como para intercâmbio com pesquisadores e estudantes de outras instituições. Ao todo, cerca de 500 pesquisadores participaram.
Alana Fagundes Valério é aluna do 2º termo do curso de Direito da Toledo e pela primeira vez teve contato com um evento científico. Para ela, foi uma experiência bastante interessante e enriquecedora, já que em sua opinião, não apenas o Direito, mas em todos os campos, existe espaço para o conhecimento e novas descobertas.
Alana teve sua pesquisa baseada na Lei 6683/79, mais conhecida como Lei da Anistia e a Comissão da Verdade, cujo projeto está em trâmite para ser aprovado até o final do ano. “Como estagiários, temos contato com o mundo prático, porém, devemos também enfatizar a importância da teoria, do universo científico para a complementação e formação do futuro profissional”, enfatiza.
Outro trabalho apresentado durante esta 7ª edição pela egressa da Toledo, Maria Bernadete Menegucci Boscoli com participação das professoras Maria Lúcia Ribeiro da Costa e Márcia Heloísa de Oliveira, tratou do ‘Projeto Ipê Rosa’.
“Tal idealização resulta em um livro de receitas assinadas por mulheres, cuja renda da comercialização da obra, será revertida para a realização de oficinas de capacitação profissional de mulheres carentes em Prudente”, esclarecem.
O Encontro Toledo de Iniciação Científica reuniu cerca de 300 expositores, originários de Presidente Prudente e outras regiões e até Estados, como professores e alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e alunos e professores de Dracena (SP).
O coordenador do evento, José Artur Teixeira Gonçalves comemora os resultados científicos obtidos nesta 7ª edição e salienta que seu objetivo maior foi alcançado. “O ETIC proporciona à comunidade acadêmica um espaço para discussões e reflexões sobre as pesquisas desenvolvidas e atividades de extensão universitária, demonstrando a importância desses debates no contexto da nossa própria sociedade”, finaliza. (Assessoria de Imprensa da Toledo/Presidente Prudente)

Nenhum comentário: