- sintetizar os pontos principais de um texto;
- organizar os itens de uma apresentação de seminário ou palestra;
- esboçar o esqueleto de um texto a ser redigido.
Tal versatilidade nos sugere que a técnica deva ser dominada por estudantes de todos os níveis, inclusive por aqueles que já terminaram suas graduações e se preparam para concursos. As vantagens principais são a fácil fixação dos conteúdos, bem como a praticidade para sua recapitulação.
Tal versatilidade nos sugere que a técnica deva ser dominada por estudantes de todos os níveis, inclusive por aqueles que já terminaram suas graduações e se preparam para concursos. As vantagens principais são a fácil fixação dos conteúdos, bem como a praticidade para sua recapitulação.
A elaboração do esquema exige:
- a definição das ideias principais e secundárias (para se chegar até a identificação destas ideias em um texto, recomenda-se a técnica de leitura analítica);
- redação das ideias em tópicos ou frases curtas;
- disposição gráfica dos tópicos, como exemplificado na ilustração, empregando setas, colchetes, retângulos ou subordinação (enumeração das ideias diferenciando as principais das secundárias por uma sequência numérica. Ex. 1.; 1.1.; 1.2.; 2.; 2.1, etc).
Além dos exemplos que podem ser visualizados aqui, existem outros esquemas especiais, tais como o mapa mental e o mapa conceitual. Sobre eles, pretendo fazer um texto específico em uma oportunidade futura. No entanto, no link ferramentas na web, neste blog, há indicação de tutoriais e programas free que auxiliam na execução destes tipos de esquema.
11 comentários:
Estou começando a graduação de Direito e os seus esclarecimentos sobre os tipos de esquemas , foram de grande valia pra mim!
Obrigada!
Grazziella
Estou no curso de pós graduação em Gestão de Finanças e Políticas Públicas, em Recife/PE e o seu texto foi o melhor que localizei na rede/internet que tratou do tema "Como elaborar um esquema" já que os esclarecimentos foram objetivos e claros, além de exemplificar os modelos gráficos. Parabéns.
TM
Assim como TM, esse foi o melhor texto que encontrei na internet. Sou mestranda e estou finalizando meu projeto de qualificação. Muito obrigada!
Estou no quarto período do curso de Pedagogia, em Governador Valadares MG e suas informações de como elaborar um esquema foram valiosas, valeu! Aprendi mesmo, foi clara e objetiva. Obrigada.
Clemilda
O meu velho meus parabéns pelo texto, pois o mesmo é de muita valia.
Entrei pro curso de Ciencias Socias e tava muito afim de como é que faz um esquema. Valew pela dica.
Graças ao senhor encontrei na internet algo de conteúdo pragmático e empírico, que pudesse alicerçar meus conhecimentos sobre metodologia científica, que até o momento no meu curso de graduação em História tem sido meu "inferno de dante", ô materiazinha difícil!Obrigada por que o senhor salvou minha pele! Se quiser responder meu comentário ficarei muito feliz!
Comecei há pouco tempo minha Graduacao em Direito.Agradeco suas dicas!!!!!
Sou Assistente Social, Mestre em Políticas Públicas, e sempre passo texto pra os meus alunos fazerem esquemas, esse texto será de grande ajuda para orientá-los.
Henrique
MUITO BOAS AS DICAS. ESTOU COMEÇANDO A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E ESSA SUA PUBLICAÇÃO ME AJUDOU BASTANTE.
Esse foi o melhor texto q achei parabéns pra você
Postar um comentário