Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Justificativas: a relevância do projeto

Instituições de ensino, pesquisa e fomento exigem que os projetos a ela submetidos contenham uma breve exposição sobre a relevância da proposta.
Isto porque a pesquisa científica é um empreendimento social, exigindo-se dela uma contribuição não só para a área de conhecimento na qual o projeto se insere, mas também para a sociedade de um modo mais amplo.
Desta forma, ao elaborar o projeto, precisamos elencar as razões pelas quais nossa pesquisa deve ser apoiada institucionalmente. Tais razões constituem o que chamamos, no projeto, de justificativas.
São dois os tipos ou critérios de justificativas em um projeto de pesquisa: a relevância social e a relevância científica.
Todo projeto é relevante socialmente quando contribui, de alguma forma, para melhoria da sociedade, para compreensão do mundo em que vivemos ou ainda para desenvolvimento e emancipação do homem. Mesmo um projeto de tema absolutamente técnico deve trazer uma contribuição para a sociedade.
De modo mais específico, espera-se que todo projeto de pesquisa traga uma contribuição acadêmica e científica para a sua área de conhecimento.
Tal contribuição é assegurada pela utilidade do trabalho aos demais, pela contribuição cumulativa (ou seja, pelo que este acrescenta ao conjunto do conhecimento científico do tema), pelo ineditismo do tema ou da abordagem e pela contribuição à superação de lacunas no conhecimento.
Observe-se, ainda, que as justificativas são decisivas no processo de análise de um projeto pela instituição ao qual se apresenta. Afinal, um projeto sem relevância não merece nem ser aprovado, quanto mais posto em prática.

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada por toda a informação disponibilizada no Blog. Ajudou-me muito!

Natália disse...

Cheguei aqui por esse artigo, mas já quero dar uma olhada no blog todo, estou em ano de tcc, então já viu né, valeu.

Anônimo disse...

Valeu, estou terminando o curso de administração, estava precisando de uma ideá sobre as "ReLeVaNcIaS" e encontrei aqui no |Blog|.
Obrigado.

Unknown disse...

Querido professor parabéns pelas ótimas e oportunas publicações e obrigado pela presteza!!!

Anônimo disse...

Seu blog foi muito útil para mim! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

Anônimo disse...

Muito obrigada, seu blog foi de fundamental importância para conclusão de meu problema!

Anônimo disse...

Me ajudou muito. Obrigado

Unknown disse...

isso me ajudou muito mesmo valeu ae!
muito obrigado eu não sabia mesmo o que eu precisava saber

Unknown disse...

Excelente explicação,muito útil e de extrema relevância

Mahel disse...

Muitíssimo obrigado pela sua partilha de conhecimento, já tenho noção de como iniciar com o meu projecto para jornadas científicas. Aquele abraço!

Unknown disse...

Obrigado pela partilha. Foi mais um contributo que me ajudou na produção do meu projecto

Anônimo disse...

Interessante, não sabia que a justificativa precisasse desse olhar social e científico para mim era só contribuição cognitiva e tal. Parabéns

Eu sou disse...

Dentro das minhas buscas, o único que conseguiu explicar de forma clara e objetiva. Obrigada