Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

domingo, 9 de novembro de 2008

Formulação do problema

A problematização - etapa do planejamento científico que mais costuma tirar a noite de sono dos pesquisadores, sobretudo dos iniciantes - nada mais é do que a proposição de uma questão que se buscará responder por meio de pesquisa. Em outras palavras, problema é a pergunta que a pesquisa pretende resolver.
Pelo que tenho visto, a dificuldade maior da problematização pelos estudantes decorre mais pela falta de maturidade ou de conhecimento do tema, do que pela dificuldade própria de construção do problema. Um tema bem delimitado e uma revisão sistemática da bibliografia já anunciam para o pleno êxito na formulação de um problema de pesquisa.
Não adianta, entretanto, querer pular etapa e ir direto ao problema, já que este resulta de um processo de amadurecimento e reflexão sobre um assunto, que depois se tornará um tema, até se chegar à problemática.
Do ponto de vista metodológico, um problema de pesquisa deve atender a alguns requisitos. Como sugere Gil (2002), um problema deve ser:
a) claro e preciso (todos os conceitos e termos usados em sua enunciação não podem causar ambiguidades ou dúvidas);
b) empírico, isto é, observável na realidade, que pode ser captado pela observação do cientista social através de técnicas e métodos apropriados;
c) delimitado;
d) passível de solução (é necessário que haja maneira de produzir uma solução para o problema dentro de critérios metodológicos e de cientificidade).
As quatro dimensões citadas acima devem ser usadas como um crivo para o pesquisador examinar a consistência do seu problema. Antes de formulá-lo no papel, seria oportuno questionar-se: o problema, nos termos que o coloco, é claro? trata-se de questão passível de solução? é delimitado? é empírico?
Para formular o problema, devemos transformar o tema em uma pergunta. Por isso, o melhor caminho para a redação da problemática no corpo do texto do projeto é utilizar uma de frase interrogativa.
Em geral, os pesquisadores em ciências sociais e nas ciências naturais têm em mente perguntas de relação causal ou aquelas que visam conceituar e descrever a ocorrência de um determinado fenômeno.
O que é e como ocorre o fenômeno? Por que ele se manifesta? Quais são seus efeitos e impactos? Estas são algumas das formulações lógicas que podem orientar uma problematização, dependendo, é claro, do objetivo do pesquisador. Uma pesquisa que investigue a relação causal, por exemplo, terá que questionar acerca da causa do fenômeno e não sobre como o mesmo se dá. Este último enfoque resultaria em uma pesquisa descritiva e não explicativa.
A experiência tem mostrado que a utilização dos critérios mencionados acima gera resultados satisfatórios. No entanto, é necessário que se repita: o problema resulta de um trabalho arduamente desenvolvido pelo pesquisador e não surge do vácuo.

57 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Isso me ajudou muito mesmo.

Anônimo disse...

é realmente muito bom! No entanto gostaria que vc comentado masi sobre a questão da problematica quando a intenção é avaliar uma determinado programa de política publica.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Caro internauta, o estudo de temas como programas de política pública deve se nortear pelos mesmos critérios. Em primeiro, reflita se o caráter de sua pesquisa é descritivo ou explicativo. Isto ajudará a pensar no seu foco. Agora, tome cuidado para não formular aqueles famosos "problemas de engenharia" ou "problemas de consultoria", quando a problemática visa tentar resolver uma situação concreta na realidade, enquanto deveria ser uma pergunta orientada a um problema científico. Claro que a ciência busca o aperfeiçoamento da sociedade e da humanidade, mas o propósito de uma pesquisa (a não ser que ela seja de tipo intervenção) é discutir e analisar uma realidade e não projetar como deve ser esta realidade. Boa sorte.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!
Gostaria somente de sanar uma dúvida... O problema deve ser exposto através de uma pergunta somente numa única página? Deve-se discorrer sobre o mesmo ou mantém-se somente a pergunta na página?
Obrigada!!!

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá, obrigado pelo comentário. O ideal é que você discorra sobre o problema, não deixando apenas a pergunta, que pode ficar solta. É interessante contextualizar o problema, fazendo com que a formulação da questão surja naturalmente do texto. Um abraço.

Anônimo disse...

Professor Artur

Li seu blog e gostei muito das postagens. Mas queria ainda assim pedir outra ajuda, se puder oferecer aqui neste espaço. Estou empacado num trabalho sobre o riso e a comicidade em textos de jornalistas. A pesquisa é mais para identificar alguns profissionais que fizeram humor(crônicas, histórias, tiradas), num espaço de 50 anos, numa cidade de porte-médio, e pesquisar seus textos. Mas justamente por esse caráter de "resgate", eu não consigo identificar o "problema". Sempre que vou esboçar a parte teórica para explicar o riso, o cômico, sua função social, não consigo enxergar o essencial. Como fazer?
Já pensei em delimitar de uma forma: que jornalistas usaram o humor como contestação? Mas tenho receio disso, porque ainda não entrei na pesquisa física dos jornais e nem sei qual o momento apropriado pra fazer: antes da teoria ou depois?
Até porque não são tantos os jornalistas assim e nem sei se vou encontrar todas as suas produções. Se o papel da pesquisa for apenas identificá-los e apresentá-los à contemporaneidade, qual é o "problema?"

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá, interessante seu tema de pesquisa.
Como você mesmo disse, ainda não realizou nenhum estudo exploratório sobre o tema, que poderia identificar a problematizar a produção desses jornalistas. Talvez se fizesse uma incursão inicial poderia identificar um produtor e problematizar sua forma de abordar o humor e o jornalismo.
No entanto, se o objetivo do estudo é elaborar um resgate desses produtores culturais e descrever suas produções, as perguntas d problema também devem atentar para esse fim descritivo: como os jornalistas articulam humor e crítica social? como se dá a recepção dessa produção? como essa produção se articula com seu contexto histórico e social? quais as temáticas abordadas por estes produtores?
São algumas perguntas possíveis, principalmente se o objetivo do problema é conhecer melhor uma realidade. Espero que tenha ajudado. Abraços.

Anônimo disse...

Prof. Arthur gostaria que vc me indicasse livros que abordem o tema: o coordenador pedagógico e a formação continuada dos professores.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Caro internauta, não conheço uma bibliografia específica sobre o tema, mas dei uma espiada na net e vi dois textos (originalmente teses acadêmicas) que aboram o assunto e trazem bibliografia: A coordenação pedagógica e a sua importância para a ação-reflexão docente http://www.neppi.org/anais/textos/pdf/coordenacao_pedagogica_importancia.pdf
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=65
Espero que ajude! Um abraço, Artur

Anônimo disse...

Prezado José,

Eu realizo uma pesquisa e gostaria de saber que fatores precisam ser levados em conta na formulação do problema de pesquisa quando quero verificar a relação de um grupo social com uma esfera da Justiça.

Anônimo disse...

Conclui um curso de graduação a um bom tempo e agora estou fazendo uma pos a distancia na area de Direito e Gestao das Cidades, estou elaborando meu ante projeto de TCC e estou pensando trabalhar o assunto: Proteção aos Mananciais e desenvolvimento sustentavel no alto tiete, resido em Biritiba Mirim/SP qute tem 89% de seu territorio ema area de mananciais, como delimitar este assunto que me auxilie na elaboração de minha monografia ?

Francisco José disse...

Francisco José - Ceará
Caro professor, Estou trabalhando o meu projeto de Mestrado em Geografia. já cheguei a ser aprovado na prova escrita,mas perdi a vaga na entrevista.Acredito que o maior problema do meu projeto é exatamente a falta de um problema, uma questão a ser respondida.Os professores acham o meu tema muito interessante, no entanto, não demonstram, gostaria de saber se o Sr. poderia disponibilizar um pouco de seu tempo para ler o meu projeto... caso possa fazê-lo serei grato. Meu E-mail: fjls2006@yahoo.com.br. Obrigado!

sandra regina disse...

olá!! meu nome é sandra regina e sou estudante de pedagogia, gostaria de parabeniza-lo pelo blog que é muito esclarecedor, tenho professores q explicam sobre a formulaçao do problema desde q fazia o normal médio, entrei na faculdade tô no segundo período e nenhum sou esclarecer como vc...obrigada....

Margaret Paim disse...

Caro Professor José Artur, parabéns. Muito interessante seu blog. Ajudou-me a tirar algumas dúvidas... Como vc comentou, a questão da problematização tira o sono da gente. Vou seguir seus conselhos. Bom encontrar pessoas dedicadas... feliz trabalho.

Unknown disse...

oi primeiramente parabens..
bom eu estou no primeiro semestre de contabilidade, e estou necessitando fazer uma pesquisa com o tema que eu quizer sobre a contabilidade, eu pensei em fazer com esse tema " a contabilidade, muito mais que simples numeros ", eu gostaria que vc me desse sua opinião sobre ele ou se você acha melhor fazer algumas mudanças. e se você livros que fale + sobre isso..
desde ja agradeço..
abração..

nandalimapb disse...

Muito bom, tb me ajudou.

Unknown disse...

muito bom o trabalho apresentado. ajudou-me bastante.
abracos
Arnaldo Sambo

Life disse...

Olá,estou sendo ajudada. Faço Administração e pretendo fazer minha pesquisa na participação de licitações das micro e pequenas empresas, ou seja no efeito financeiro que isso trás para a empresa, visto ser tão difundido, mas não consigo focar em um problema, fico insegura, será que poderá ajudar?
Obrigada!

Anônimo disse...

Preciso fazer uma monografia para o curso de Letras, gostaria de falar sobre como despertar o interesse nos jovens pela leitura, sinto que preciso "focar" bem sobre o que escrever e gostaria de consultar uma bibliogafia básica para não me perder como faço?

Fabricio Nogueira Costa - Portfólio disse...

Sou estudante de Design Gráfico da Universidade Anhembi Morumbi e o conteúdo do site é muito valioso.

Anônimo disse...

Olá José Arthur,

Eu gostaria de pedir ajuda ao senhor, porque eu estou perdidinha de formular a minha monografia, eu estou na formulação do problema de cartaz hitlerista. Será que pode tirar a minha duvida? Ou me ajudar?
Aguardo a sua resposta.
obrigada!

Anônimo disse...

Prof°, não consigo formula hipótese sobre a mídia e o serviço social. Meu objetivo é fazer uma ánalise crítica dos meios de comunicação, desse modo fazer uma relação com o serviço social(está relação retratada em prática) Lí todo seu blog, e adorei suas observações, queria tanto uma luz.

andrea disse...

Por favor, o meu tcc é sobre pedagogia hospitalar com o tema a atuação do pedagogo nas classes hospitalares, não estou conseguindo encontrar a pergunta-problema,todas que apresento a minha orientadora ela diz que ja tem resposta. você pode me ajudar?

Anônimo disse...

Boa noite,assim como outras pessoas tenho muitas dúvidas a respeito de PROBLEMA DE PESQUISA, o pior é que tenho que fazer um trabalho e não tenho nem noção de como se faz este trabalho, se você puder me explicar, não sei como começar e nem tenho assunto para tal pesquisa pois a explicação da professora foi muito artificial. Desde já agradeço

Anônimo disse...

Bom dia, professor! adorei as suas postagens mais essa me chamou muita atenção, pois estou começando a pesquisar para escrever a minha monografia, no entanto, minha professora já esta me cobrando o meu objeto de estudo e minha problematica. sou do curso de pedagogia mas não quero trabalhar com um tema ligado a educação formal,o tema que quero abordar é música,só que envolvendo a hierarquização musical, a mercadorização da musica e o analfabetismo musical. então pensei na seguinte problematica. quais fatores influenciam a existencia do analfabetismo musical? que desta forma eu poderia falar da hierarquização musical, e da mercadorização musical,como fatores que originam esse analfabetismo.
gostaria que o senhor me desse a seu opinião quanto a isso. para que me ajudaçe a definir meu objeto de estudo e a minha problematica.

desde já agradeço pela atenção.

Anônimo disse...

Bom dia, professor! adorei as suas postagens mais essa me chamou muita atenção, pois estou começando a pesquisar para escrever a minha monografia, no entanto, minha professora já esta me cobrando o meu objeto de estudo e minha problematica. sou do curso de pedagogia mas não quero trabalhar com um tema ligado a educação formal,o tema que quero abordar é música,só que envolvendo a hierarquização musical, a mercadorização da musica e o analfabetismo musical. então pensei na seguinte problematica. quais fatores influenciam a existencia do analfabetismo musical? que desta forma eu poderia falar da hierarquização musical, e da mercadorização musical,como fatores que originam esse analfabetismo.
gostaria que o senhor me desse a seu opinião quanto a isso. para que me ajudaçe a definir meu objeto de estudo e a minha problematica.

desde já agradeço a atenção.

aureni disse...

este era o que estava precisando, professor meu nome é aureni e estou no 8º periodo de letras e estou com uma dificuldade danada em relaçao a problematizaçao q ja fiz algumas vezes e nunca dar certo. quero te parabenizar pela ajuda e gostaria de ter a sua opiniao em relaçao ao meu tema que é: A VISAO DE GRACILIANO RAMOS EM RELAÇAO A SECA NO NORDESTE ficarei grata e desde ja ter agradeço e boa sorte!!!!

eva disse...

Olá professor José Artur,
Parabéns pelo seu riquissímo blog recheado de conhecimentos que são necessários para estudantes pesquisadores, pois você foi a minha salvação para eu fazer o meu TCC Muito obrigado .Adorei ter encontrado o seu blog.Um abraço e fique com Deus .Elvirene http://elvirene.blogspot.com

Lydianne disse...

PARABÉNS PROFESSOR, SEU BLOG É SENSACIONAL. ENCONTREI AKI O Q Ñ TINHA ENCONTRADO EM 2 HS DE PESQUISA EM OUTROS SITES. PARABÉNS, CONTINUE NOS AJUDANDO! GRATA!

Anônimo disse...

Gosto muito das suas explicações para a definição de cada tópico necessário para desenvolver uma investigação, mas tenho que confessar que para mim não é evidente diferenciar Objectivos, Problema e Questão de Partida. Meu cérebro dá um nó... Obrigada pelo seu apoio!

Marisa Remedi disse...

Prof José ...parabéns e obrigado pelo seu trabalho .É uma grande contribuição para estudantes iníciantes ,como eu.Procurei formulação de problemas e encontrei uma explicação breve e de fácil entendimento.

Amos M. Baciano disse...

o seu blog e realmente muito interessante, portanto, gostaria que me ajudace na formulacao de problema do seguinte tema da area da agricultura "Avaliacao de melhor tipo de material vegetal para a cobertura morta no cultivo de Feijao vulgar nas condicoes agro-ecologicas de Cuamba-Niassa-Mocambique"

Amos M. Baciano disse...

E sempre bom o seu blog para os estudantes superiores como eu .... Muiii...to obrigado

ana luisa disse...

Olá muito obrigada . Resolveu o meu "problema". Bem haja. Cumprimentos

ana disse...

Professor José Artur

Bem haja, ajudou-me muito a resolver o meu "problema"

saudações

Anônimo disse...

Caro prof. adorei suas postagens no blog..
Estou desenvolvendo meu TCC faço administração,na minha problematica; vou falar sobre a videoconferencia voltada para pessoas com necessidades especias! ( deficiente visual ou auditivo) sei que devo ler livros de sistema de infomação, porém não sei em que livro pesquisar, ou até mesmo em livros de administração voltada para tecnologia!
Gostaria de saber se você tem algum conhecimento em videoconferencia ou algum artigo que fale da videoconferencia voltada para pessoas cm necessidades especiais!

Desde já agradeço sua atenção!
Se possivel responder pro meu email pessoal: sheyfelix@hotmail.com

pesquisas disse...

CARO PROFESSOR,

ESTOU SEM SONO.
INICIEI MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E Ñ CONSEGUI AINDA FAZER A PROBLEMATIZAÇÃO. JÁ LI MUUUUUUITO SOBRE O QUE QUERO.
" QUERO ABORDAR O PROCESSO DE MITIFICAÇÃO DE PERSONAGENS COMO LAMPIÃO, PADRE CÍCERO E GETULIO VARGAS NA LITERATURA DE CORDEL"

MAS ESTOU TÃO INDECISO.

POR FAVOR ME AJUDE!!

jack marvie

pesquisas disse...

por favor como realizar uma problematização?

como abordar o problema para nortear a dissertação?

grata,

ana

Anônimo disse...

Olá Prof. esse é meu primeiro contato com o blog, não estou conseguindo formular o problema, quero falar sobre "Pebreza", mas não sei como e o que dizer, só não quero focar nada de população de rua, nem drogas,nem idoso, seria algo mais para a relação das pessoas que vivem em situações de miserabilidade, muitas dúvidas, não sei o que abordar ... muitas dúvidas até aqui, me ajude!

Anônimo disse...

Professor Artur, sou estudante de Gestão de Empresas já vi o seu blog e realmeente tem ajudado muita gente, é que escolhi um tema "percepção de cliente sobre telecomunicaçãoes móveis" mas estou com alguma dificuldade em problematizaar o tema. já defendi o meu projecto mas a parte de problemática está muito fraca ainda. preciso da sua ajuda. Obrigada

Unknown disse...

Caro Prof. Artur!
Meu nome é Gilson e sou orientador de TCC em cursos de graduação e também de pós-graduação em cursos latu sensu (MBA). Gostei muito do seu blog. Vou recomendá-lo aos meus alunos. Seus posts são de grande ajuda para quem está desenvolvendo um TCC. Um abraço, Prof. Gilson

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Prezado Prof. Gilson, obrigado por recomendar o blog. Fico feliz se conteúdo ajudar seus estudantes. Vamos trocar ideias sobre metodologia e pesquisa. Meu e-mail é joseartur33@gmail.com Abraço

Alberto Cauina disse...

Obrigado Senhor professor, pois ajudou-me bastante para compreender o caso.

Alberto Cauina

Klinsman David disse...

De facto, este blog é sensacional

Anônimo disse...

Obrigada! Ficou mais claro agora.

Anônimo disse...

Muito obrigada, me ajudou bastante!

eunicebombo@gmail.com disse...

Boa tarde sr. professor.
Chamo-me Eunice Manuel e sou angolana. Entrei por acaso no seu blog por causa de uma questão que tinha dúvida. É a primeira vez a visitar o blog e estou a gostar muito, consegui tirar muitas duvidas.

Muito obrigada pela ajuda.
Vou aproveitar para recomendar o seu blog a muitas pessoas aqui em Angola.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Prof: Arthur

Estou começando meu TCC e estou com duvida de qual tamanho ideal tem uma problemática??

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Prezada Eunice, muito obrigado pela visita e pela mensagem carinhosa. Espero que o blog ajude outros pesquisadores de Angola. Temos recebido outras visitas de pessoas deste amado país.
Com relação ao tamanho da problemática, não há uma regra. Creio que o ideal seja contextualizar a problemática até chegar à formulação mais específica das questões. Isto pode ser feito em uma seção específica do projeto, caso seja solicitado, ou na introdução. O importante e que seja claro e passível de verificação.

BP disse...

Eu até nem queria dizer nada, mas assim que vi Angola ... Vim logo deixar a minha marca.

Estou aqui porque tenho uma prova de MIC ( Metodol. d Invest. Científica) e tenho d definir:

Problematização, Objectivos gerais e etc.

Enfim eu estava a procurar como agradecê-lo, deveria considerar em deixar um e-mail para esse tipo d coisas no teu perfil do blogspot.

Thanks aí senhor José Artur.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Obrigado, Bad Pássaro. Fico feliz que tenha deixado sua mensagem. Acatarei sua sugestão de deixar um e-mail visível no blog. Um abraço aos amigos de Angola!

Unknown disse...

Caro Professor Jose Artur,

Escrevo de Mocambique, concretamente na baia de Pemba.
Apenas lhe agradecer pela explicacao clara e objectiva dos conteudos e que em pouco tempo consegui perceber e colocar as ideias para a minha proposta de tema que devo submeter brevemente.
De facto a formulacao do problema e uma dor de cabeca.E foi por causa disso que comecei a pesquisar na net ate que enconteri o seu post pela qual consegui minimamente me orientar.

Muito obrigada! Foi muito util
Janete da Gloria

Luis Alekssandre disse...

muito bom trabalho, de imediato se percebe a preocupação em expor o tema e melhor maneira de sanar as duvidas, parabens.
excelente trabalho.
abç

Evariste Musekwa disse...

Muito bem explicado...ajudou-me muito em perceber alguns pontos essenciais do projecto de pesquisa...Obrigado

Unknown disse...

Gostei da materia me ajudou bastate n meu trabalho investigactivo d metodologia de investigacao cientifica

Unknown disse...

Me ajudou

Unknown disse...

Muito obrigado Prof. José Artur
seu blog tem sido muito util para o meu trabalho de conclusão do curso de análise e desevenvolvimento de sistemas
escrevo-lhe de angola, luanda... mto obrigado
Dilson