Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Objetivos gerais e específicos

Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Como o próprio nome diz, os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as metas de longo alcance, as contribuições que se desejam oferecer com a execução da pesquisa. Em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.
No entanto, para se cumprir os objetivos gerais é preciso delimitar metas mais específicas dentro do trabalho. São elas que, somadas, conduzirão ao desfecho do objetivo geral.
Por exemplo, se o objetivo geral de um projeto é o de contibuir para o estudo de uma dada realidade social, os objetivos específicos deverão estar orientados para esta meta: descrever a realidade; compará-la com outras situações similares; sistematizar os pontos determinantes para sua ocorrência. Cumpridos estes objetivos parciais, certamente o pesquisador conseguirá atingir seu objetivo mais amplo.
Observe-se que a formulação dos objetivos - seja dos gerais, seja dos específicos - se faz mediante o emprego de verbos no infinitivo: contribuir, analisar, descrever, investigar, comparar...
Cumpre ainda dizer que os objetivos têm função norteadora no momento da leitura e avaliação do TCC ou da tese. Isto porque, um trabalho acadêmico é julgado, em grande parte, pela capacidade de cumprir os objetivos que se propõem em suas páginas iniciais. Então, o alerta é: cuidado na hora de estabelecer os objetivos. Além de claros, estes têm que ser exequíveis.

95 comentários:

Anônimo disse...

Excelente explicação, me ajudou bastante.

Obrigado.

Anônimo disse...

sua explicação foi direta e me fez entender o que sao os objetivos gerais e especificos de um trabalho cientifico.
parabens!

Helloqueila disse...

Muito obrigada. O meu professor e mestre de Metodologia, nem chega aos seus pés!!! PARABÉNS!!

Leo La Selva disse...

ótimo post! com certeza me ajudou bastante a esclarecer diversas dúvidas qto a minha pesquisa.

obrigado!

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Prezados Leo e Queila!
Obrigado pelos comentários. Fico feliz que tenha ajudado, de alguma forma. Pelo que vi em seu perfil, Leo, está fazendo um trabalho em Antropologia Urbana? Como vai a pesquisa? Mande notícias. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Obrigado Professor, ajudou bastante.
Alberto - Santo André - SP.

Anônimo disse...

Muito objetiva esta explicação, valeu!!!!!!!!!!Jacj Peixoto Gov.Valadares-MG

Israel Marinho disse...

Parabens me ajudou muito! Fica na Paz de Jesus!

Anônimo disse...

oi , gostei do que vi e me ajudou bastante, embora ainda não estou a escrever a minha monografia mas me ajudou a fazer um trabalho da faculdade, e quero saber como posso fazer para ter mas materia. obrigada por tudo e fique com Deus

Carla disse...

Olá,

Gostaria de saber como cito uma ata em um projeto, não encontrei nas normas como devo fazê-la. Obrigada.

Anônimo disse...

Obrigado
Me ajudou Muito

viviufc disse...

gostei muito de sua explicação, com certeza me ajudará na realização do meu projeto. Obrigada!!!

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns pela iniciativa.
Gostaria de ver um esboço de projeto de pesquisa contendo:
Título do projeto;
Enunciado do problema;
Contextualização/Caracterização;
Explicitação do objeto de estudo e;
Objetivos gerais e específicos na área de Gestão Pública. Iria ajudar-me muito na confecção da Carta de Intenção que tenho que redigir para pleitear uma vaga de Pós-graduação na área.
Preciso muito dessa vaga.


Desde já agradeço

Atenciosamente, Márcia

Anônimo disse...

Boa!!! Mandei o link pra um aluno meu orientado de TCC. Ele tá precisando!!

nupesp.blçgspol disse...

Úfa!!!! valeu mesmo essa explicação, eu estava com dificuldade de desenvolver alguns objetivos em um projeto de pesquisa.

se puder postar algumas coisas a respeito da abordagem qualitativa de pesquisa, tb vai me ajudar muito. obrigada

Anônimo disse...

Caro Professor, adorei o seu blog, era exatamente isso que estava procurando, rsrsrsrsr. Não sei se o senhor vai poder me ajudar, mas não custa nada tentar. Estou fazendo meu projeto de monografia, e seu tema é "A construção de um mito na impressa brasileira", vou analisar o caso Collor no revista Veja. O meu orientador pediu para eu problematizar isso. Quais são os problemas, que encontrei acho que isso, mas estou meio perdido, ele é ótimo no que faz, mas só tenho uma aula por semana. Na verdade não é exatamente a monografia, pois só a farei no próximo periodo, mas já temos que escolhero tema agora - é uma espécia de pré-monografia. Como trasforma este tema numa pergunta? Se puder me ajudar agradeço, se não parabéns pelo blog.

munik disse...

adorei sua explicação, muito clara e objetiva, nem minha pos graduação me auxiliou tanto...
parabens, deveria ser professor na federal, se ja não é rsrs
candidate-se, excelente!!!!!

Anônimo disse...

super me ajudou! Parabéns pelo dom de explicação.

mille disse...

Obg,ajudou e muito,já sei como se faz os objetivos do meu anteprojeto.

Anônimo disse...

Obrigado. Muito claro e preciso, ajudou muito.

Unknown disse...

OI, boa tarde professor, me chamo Aline e curso o final do 5º período de letras a distância. Pode me orientar para o meu TCC?
Aguardo seu contato, grata,
Aline. Teresopolis-RJ

Unknown disse...

OI, boa tarde professor, me chamo Aline e curso o final do 5º período de letras a distância. Pode me orientar para o meu TCC?
Aguardo seu contato, grata,
Aline. Teresopolis-RJ

RODRIGO disse...

Parabéns ! Até lê esta explicação eu estava com várias dúvida mais depois abriu minha mente e conseguir atingir meu objetivo.

Rodrigo, Porto Velho ,Rondônia

Anônimo disse...

Excelente os comentários me ajudou bastante, para elaborar os objetivos específicos do projeto da monografia. obrigada!

Unknown disse...

Prezado professor,

Indicar-me-ia um bom livro para que eu tenha como referência quando elaborar projetos? Um livro qeu explique bem esta questão de objetivos específicos, por exemplo !!!

Muito obrigado,

Emmanuel W. Martins
emmanuel.martins@gmail.com

Anônimo disse...

Prof.Arthur,

procurando muito pelo assunto de metodologia,enfim encontrei algo esclarecedor,que me ajudará muito,pois estou fazendo administração e nem tenho ideia de como fazer os trabalhos,são tantas folhas com tantas coisas que estou boiando...,quanto ao tema, ainda não sei qual escolher,poderia me ajudar?????????por favor??????

parabens pelo blog!!!

Iêda

Anônimo disse...

Muito obrigado professor.

O sr. conseguiu fazer em poucas linhas oque minha professora não conseguiu em muitas aulas.

seu texto é muito claro e objetivo.
obrigado msm!

Priscilla

Unknown disse...

Realmente, professor Dr. José Gonçalves, o senhor tem nos ajudado muito em nossas monografias. Fazendo vistas a este blog tive uma compreensão melhor de como elaborar o me pré-projeto de pesquisa, desta forma, aquilo que estava dificil para mim assimilhar como a problematização, seguindo os seus passos, tornou fácil. Obrigado mesmo.
Estou fazendo um trabalho cuja delimitação do tema é "AS VANTAGENS E OS PROBLEMAS DA CONCILIAÇÃO PRÉVIA INSTITUIDA PELA LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS CIVIS ESTADUAIS NA ATUALIDADE", gostaria que o senhor desse algumas sugestões sobre o objetivo geral e especifico, se possivel pelo e-mail jefferson.levy@gmail.com . Mesmo que não seja possível, acredite, o senhor já tem um fã. Parabéns

Anônimo disse...

Olá, professor gostaria que vc mim mandasse um esboso de um TCC na aréa de gestão ambiental.urgentemente pois,tenho que entregar o meu TCC no final deste semestre.
o meu tema e: educação ambiental( diagnostico das condiçoes ambientais de um bairro na minha cidade diante da educação ambiental escolar executada por uma escola municipal da minha cidade.

por favor mim ajude!!!
não estou conseguindo definir bem os objetivos.

Anônimo disse...

Muito clara a explicação! Contribuiu muito para o meu trabalho acadêmico!

Abs,
Léo Span

PAULO CESAR MARQUES Consultor Master IGN. disse...

Legal, adorei os teus comentários. Estou fazendo projeto de pesquisa e está me ajudando muito. Parabéns e obrigado!

Marcos Teles disse...

Excelente explicação! Continue nos ajudando!!

Anônimo disse...

Professor, responda-me por favor:

Os objetivos gerais e específicos podem ser digitados com espaçamento de 1,5 ou apenas simples?

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá! Os objetivos gerais e específicos, embora seja recomendável que sejam escritos como tópicos, seguem o mesmo espaçamento do corpo do texto. Modifique espaçamento apenas para as citações longas. Abraço e bom trabalho!

Anônimo disse...

Gostaria de entender melhor, ou seja, objetivo e meta são a mesma coisa?

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Isso, são palavras que expressam a mesma ideia! Abraço.

Renata disse...

Excelente explicação, finalmente pude compreender realmente os objetivos gerais dos especificos...obrigada

kethy disse...

Adorei a explicação sobre os objetivos, ficou fácil de compreender. Parabéns, isso porque só estava estudando para uma prova, nem comecei a produzir um trabalho, e já foi de grande ajuda.

Éverli Quinalios disse...

Nossa!!! professor o senhor tem mesmo o dom!

Parabéns

maribel disse...

Obrigada Educador!!!

Esse termo é mais apropriado!!

Ajudou-me muito !

Grata

elizabeth disse...

professor como posso fazer uma especialização de metodologia com o senhor(curso ead já possui) elizabeth

Fátima Gonzaga disse...

Muito bom os ensinamentos.São claros e precisos.Adorei. parabéns!

Verônica Santos disse...

Sua explicação foi muito clara para mim.me ajudou bastante.Obrigada

João Luiz Bauer disse...

Na madrugada, necessitando de luz divina para clarear minhas idéias e elaborar o plano de TCC em direitos de adoção para casais homoafetivos, encontro o Prof. José com sua excelente explicação. Obrigado, não esquecerei de fazer citação na pesquisa.

Anselmo disse...

Segundo sua definição, os objetivos específicos não são diferentes das etapas metodológicas. Tem ceretza que é isso mesmo?

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Caro Anselmo, não foi isso que defini. Objetivos específicos são metas específicas do trabalho. A metodologia consiste no como esses objetivos serão atingidos, quer por meio de procedimentos, técnicas de pesquisa, métodos de interpretação. Abraço.

Anônimo disse...

Agradeço a explicação, me tranquilizou bastante.
Rayane Melo - Recife - PE.

Edlamir - S2 crochê disse...

Professor, graças a Deus encontrei o seu blog! Ele está me ajudando bastante na elaboração do meu pré-projeto de mestrado. Eu estava tão confusa antes...
Obrigada pela ajuda e parabéns por essa sua iniciativa. : )
Bjs.

lidia disse...

ola b tarde! estou muito confusa n sei como fazer os objetivos:gerais e especificos mim ajude

lidia disse...

gostaria q vc mim ajudasse a fazer objetivos gerais e especificos

JessLange disse...

muito bom, cara, acabou de me ajudar a fazer o trabalho!

JessLange disse...

muito bom, cara! me ajudou a resolver meu trabalho!

Anne Lima disse...

Ôpa...muito boa iniciativa mesmo!!Explicação clara, simples e objetiva...Parabéns pelo expressivo esclarecimento!!Sucesso!!

MARLYANE disse...

Professor gostaria saber se é possível abordar um trabalho com 2 populações, porém sem o intuito de comparar.Para o senhor entender melhor vou explicar as minhas pretensões. Quero realizar uma pesquisa abordando o conhecimento e a prática do enfermeiro sobre Processo de Enfermagem na Atenção Básica, como é para um projeto de pesquisa pro mestrado a minha orientadora achou pobre, foi a partir daí que decidi abordar o conhecimento e a pratica do enfermeiro sobre o Processo de enfermagem e realizar um estudo de caso como subsídio para ação-reflexão. Neste caso fiquei na dúvidaa com relação a metodologia, devo explicar na metodologia que o trabalho sera realizado em 2 etapas, isso é possível??????? ou melhor em 3 etapas pq após a coleta de dados com os enfermeiros, partirei para a aplicação do processo em um paciente ou grupo e depois darei feedback aos enfermeiros divulgando os resultados da segunda etapa.

MARLYANE disse...

poutra coisa professor é que através de observações empíricas sei que o processo de enfermagem é muito valorizado na área hospitalar, mas na Atenção Básica fica muito a desejar, esse processo de enfermagem quando aplicado na Atenção Básica trazem bebéficios tanto pra população assistida(pacientes) como para o Enfermeiro, pois é a partir do processo de enfermagem que a enfermagem se caracteriza como ciência, o processo de enfermagem na atenção básica também não é abordado nas instituíções denível superior, portanto como o senhor valor tem relevancia social e institucional, so acrescentei isso a título de informação, professor me dêum feedback, tou um pouco desnorteada com relação a metodologia, baseado naquele primeiro comentario. Abraços e sou sua fã.

Daniela disse...

Obrigada!!!:)

Sayonara disse...

Quem sabe, SABE.Parabéns professor pela valiosa explicação. Ah! se todos fossem iguais a você!Obrigada

Sayonara disse...

Quem sabe, SABE. Parabéns professor pela valiosa explicação. Ah! se todos fossem iguais a você! Obrigada mesmo.

Anônimo disse...

Parabéns por excelente postagem, para mim foi de grande valia.

Anônimo disse...

Muito bom,adorei as explicações e me ajudou bastante.

NICE disse...

Oi ptofessor, parabéns pelo blog, foi de grande ajuda pra mim, estou fazendo um trabalho centífico, estava com algumas dúvidos, procurando assuntos encontrei seu blog, excelente. ja estou seguindors. otima tarde. com certeza voltarei. um abraço.

Matheus Maestri David disse...

Nessa época de TCC, precisamos muito de explicações.

Obrigado! ajudou bastante sua colaboração.

david-m-m.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Prof. José Artur teixeira Gonçalves, queria que podesse por favor me enviar um projeto de pesquisa sobre motivação, marketing ou qualquer área da adminitração de empresas,é urgente, se poder me ajudar agradeço muito. Abraço, Cícero, academico do 6º semestre de Adminitração

Anônimo disse...

Professor Adorei o modo como você explica!
Preciso de 4 objetivos para a pesquisa Compras-eles gastam muito,pode me auxiliar por gentileza?

Ale disse...

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de criar este blog e aproveito para agradecer pelas valiosas dicas que postou. Isso com certeza ajuda e muito a nós estudantes e pesquisadores de diversas áreas.

Parabéns! Obrigada!
Abraço

Anônimo disse...

Muito obrgado pela sua esplicaçao ajudou-me bastante

Keila Maria disse...

Keila Maria,

Após observar seu texto, fquei 1 pouco c raiva. Se tvesse visto antes, n teria feito 3 correcoes no meu projeto de pesquisa. Bastante claro e objetivo. Bigada.
Tocantins

Anônimo disse...

excelentee.. adorei seu post ! vou tirar 10 no meu projeto .. super curti!

Anônimo disse...

Parabens otima explicacao

Welson Donizetti Moretti disse...

Mestre!
Isso foi simplesmente esplendido, muito excelente, fácil interpretação e aprendizado!

Anônimo disse...

Se eu tivesse um professor como este, não precisaria recrrer a internet...Parabéns! Me ajudou muito..

André disse...

Bom dia professor. Sou de Angola. Estou a preparar o meu trabalho de fim do curso e encontro muitas dificuldades em diferenciar os objetivos gerais e específicos. Com esta explicação, tenho outras luzes. É possível mostrar num exemplo prático?

Frederico disse...

Muito bom o texto, esclareceu muito para mim :)

por Ane Santos disse...

eu estava todo perdido para criar meus objetivos, mas agora vc esclareceu tudo.

Edson Santos disse...

Muito obrigado professor, me ajudou muito!

Carlos Eduardo, 2º Sem - Ciencia da Computação disse...

parabens, otimo post!!!

Anônimo disse...

Deixando meu MUITO OBRIGADA, consegui exclarecer diversas dúvidas que tinha.

=D

Unknown disse...

muito obrigada, me ajudou bastante.Entendi corretamente os objetivos gerais e específicos.

Antônia ceara disse...

Antônia do ceara disse...
Muito bom!Excelente explicação
Me ajudou a terminar meu tcc

Obrigado
24 de junho de 2014

Anônimo disse...

obrigado, simples, claro e muito útil!

Leo disse...

Olá, muito obrigado por expor de maneira clara e objetiva esse assunto. Infelizmente, alguns professores não conseguem em um semestre explanarem sem floreios o que já é tão obscuro: os passos para se fazer uma pesquisa.
Não os culpo, pois temos nossas dificuldades. Mas, enfim... fico realmente grato por ter encontrado seu blog.
5 Estrelas pra você. rsrs
Abraço e boa sorte na vida!

Anônimo disse...

Valeu de mais professor,vc muito claro em suas explicações. PARABÉNS... me ajudou muito! Deus abençoe sua vida!

Douglas Alves. disse...

Parabéns o texto foi de grande valia para o desenvolvimento da minha pesquisa.

Guiu Nunes disse...

Boa explicação! Estou muito perdida quanto ao meu trabalho...me ajudou bastante! Obrigada!

Unknown disse...

Oi eu adorei as informações obrigada me ajudo muito na minha pesquisar

Irema Vale disse...

Parabéns!
Sua explicação está de forma bem clara e objetiva, o que contribui bastante para a compreensão do assunto...

Unknown disse...

Me salvou!Foi direto ao ponto. Obrigada!

@mutishand disse...

Muitas gracias, foi muito útil.

Unknown disse...

Nossa me ajudou muito, gostei demais de seu blog.

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO! gostei bastante do seu blog
realmente deu pra esclarecer minhas dúvidas
abraços!!!

Raquel disse...

Olá Professor! Vc faz a diferença, adorei suas explicações.

Unknown disse...

Muito obrigado!

Unknown disse...

MUITO OBRIGADO, A SUA EXPLICACAO ME AJUDOU MUITO NA MINHA PESQUISA......

Unknown disse...

Muito útil. Obrigado

Anônimo disse...

Este registro aqui é importantíssimo para nós pesquisadores. Deixo aqui meu agradecimento e constato que em pleno 2023 ainda esteja atual e pode nos auxiliar em nossos projetos. Saudações mineiras.