Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Escolha do tema

Elaborar um projeto de pesquisa - e nós aqui já vimos para que serve e quais são suas partes constitutivas - exige a escolha de um assunto. Não há outra forma de começar. Tudo no projeto gravitará em torno de uma temática.
Em geral, a primeira escolha que fazemos de um assunto ou área de pesquisa não apresenta um recorte muito preciso, exigindo que depois se retrabalhe o alvo de nosso interesse e assim se chegue à definição do tema.
Muito frequentemente os alunos partem para essa tarefa sem ter nenhuma idéia em mente sobre o que querem pesquisar. Ou ainda, quando têm um interesse, este se apresenta de forma muito abrangente e indefinida, manifestada por frases do tipo: "Professor, gostaria de fazer um estudo sobre contabilidade tributária", ou ainda, "Queria estudar sobre teorias da administração". Com o tempo, é natural que esse interesse geral vá se aprofundando e surja daí o verdadeiro tema do projeto.
Para aqueles que ainda não fizeram a escolha do tema, há alguns conselhos práticos - mais do que regras - que são formulados por Umberto Eco (Como se faz uma tese, São Paulo, Perspectiva, 2005, p. 6) e podem orientar o pesquisador, seja iniciante ou experiente:
1. O tema deve interessar ao aluno. Não adianta escolher temas que sejam impostos ou sobre os quais não se tenha qualquer motivação para seu estudo.
2. As fontes de pesquisa devem ser acessíveis. Antes de elaborar um projeto sobre um determinado assunto é preciso saber se as fontes para o seu estudo (documentação, bibliografia, etc.) estão ao "alcance material", ou seja, se estão disponíveis. De nada adiantaria escolher um assunto de pesquisa acerca do qual não teria a disponibilidade de acesso ao material, seja pelo fato das fontes serem raras ou pela área definida ser ainda muito nova ou altamente especializada.
3. Mesmo que estejam ao meu alcance material, as fontes devem ser manejáveis, isto é, estar ao "alcance cultural". Posso ter na biblioteca da minha faculdade as obras completas do autor que pretendo estudar, mas todas no original em alemão, língua a qual eu não domino, impedindo-me de manejar, ou utilizar, aquela documentação. Assim, neste exemplo, teríamos fontes acessíveis, mas não manejáveis.
4. Por fim, é preciso refletir se a metodologia e a teoria que pretendo empregar em minha pesquisa são adequadas à minha experiência. Não é raro que busquemos nos enveredar por áreas que exijam, previamente, uma série de conceitos e de conhecimentos teóricos. O que ocorre é que não dá para "improvisar" em uma pesquisa. É preferível escolher uma abordagem menos "ousada", mas perfeitamente executável, do que pretender usar a "última teoria" e não ter domínio sequer dos seus conceitos básicos.
Como se vê, não há uma receita milagrosa para a escolha do tema. Este é fruto de muito trabalho e pesquisa. O que se pode é tentar aprender com a experiência daqueles que já passaram por esses mesmos dilemas e conseguiram "sobreviver" aos seus trabalhos de conclusão e teses de pós-graduação. Boa sorte.

4 comentários:

João Ndala disse...

Obrigado pelas dicas. Estou já a algum tempo tentando escolher um tema para o meu trabalho de conclusão de curso e realmente estas dicas ajudaram-me.

Franco De Felice disse...

Olá Professor. Tenho lido seu blog nos últimos dois meses. Sou estudante de Design no Rio de Janeiro e seus posts tem me ajudado bastante.

Gostaria de lhe pedir uma ajuda. Estou fazendo um trabalho de criação de identidade visual para uma ONG para a matéria chamada Projeto de Programação Visual I. Nesta matéria temos que elaborar um relatório extenso e de com alguns itens novos de metodologia deste.

Vou ao ponto: nesta matéria a professora pediu para o relatório um item chamado pesquisa temática. Desenvolvi um estudo razo de acordo com o que eu havia entendido na sua proposta. Porém depois de ver o resultado visual (roughs da assinatura visual), que ela achou "solta", sem base temática. Depois disso ela explicou sobre o que eu deveria pesquisar. Porém continuei sem compreender muito como fazer essa pesquisa temática e depois de 4 dias de pesquisa sem sucesso lembrei do seu blog e comecei a procurar sobre o assunto. Gostaria de saber se o Sr. poderia me dar uma luz... um caminho.

Desde já agradeço pela atenção. Abs, Franco De Felice

Arine disse...

Muito obrigada! Devo entregar um projeto para uma instituição de ensino (Médio), e suas dicas são ótimas. Gostaria de te-lo como professor.

Obrigada!

meury disse...

obrigado pelas dicas são de mais,estou a me preparar para escrever a minha tese de licenciatura em gestão empresarial e escolhi o tema,JOVENS EMPREENDEDORES,podes me ajudar com algumas sugestões de problemáticas.