Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

sábado, 25 de outubro de 2008

Critérios para delimitação do tema

Não raro o assunto de pesquisa é confundido com o tema. O primeiro é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte, enquanto que o segundo consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa.
Diversos estudantes ou pesquisadoes podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado.
Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema.
Um primeiro critério é o espacial (GIL, 2004, p. 162). Por ser a pesquisa social eminentemente empírica, é preciso delimitar o locus da observação, ou seja o local onde o fenômeno em estudo ocorre. Um estudo que trate da violência urbana, por exemplo, pode comportar diversos recortes espaciais (um município, uma área metropolitana, uma região, etc). Certo é que o parâmetro espacial escolhido implicará no resultado dos dados obtidos e nas conclusões do estudo.
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004, p. 162), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno. Uma investigação sobre micro-empresas, por exemplo, pode situar-se no momento corrente, durante um período abrangido por um determinado plano econômico (Real ou Cruzado, p.ex.) ou ainda nos últimos 10 ou 15 anos. Tudo depende, é claro, do objetivo do pesquisador em elaborar o dado recorte.
A delimitação deve se ater, para usar a terminologia da Victor Franz Rudio, à definição do "campo de observação" (RUDIO, 1985, p. 72-75). Este comporta, além do local (recorte espacial) e circunstâncias (recorte temporal), a população a ser estudada.
A população consiste na definição de quem será objeto da pesquisa. Este quem pode se referir a um conjunto de empresas, ou aos pacientes sob determinado procedimento clínico ou ainda a sujeitos que serão indagados acerca de seus comportamentos ou visão de mundo (exemplo, os praticantes de uma determinada religião). A população do estudo dependerá, obviamente, da área de conhecimento na qual ele se insere e no propósito de cada pesquisa.
Diante desses critérios, tratemos então de definir o nosso campo de observação, visando elaborar um projeto assentado sobre tema consistente e preciso.

39 comentários:

Unknown disse...

Perfeito para o que eu estou procurando, apesar que ainda tenho algumas duvidas, por exemplo..preciso delimitar o tema de saude bucal nas empresas. No caso nao estou vendo muitas opcoes , pois nao sei se idade ou delimitacao de tempo vai ajudar em algo na pesquisa.
Caso tiver algum material que possa me ajudar por favor me envie , gabrielperez@bol.com.br

Obrigado e parabens pelo blogger.

ps: o tio ta com problema no teclado :D sorry!!!!

Unknown disse...

Estive por aqui aprendendo um pouco com o seu blog! Abraço Ademar!!!

ivanda disse...

gostaria de parabenizar pela iniciativa em auxiliar os estudantes.
gostei muito de ler os comentários. com certeza toda informação é útil.
Obrigada

Ivanda

ivanda disse...

obrigada pelas dicas. com certeza pesquisar o blog vale a pena.

ivanda

andreza disse...

parebéns perfeito espero que sempre possa deixar um novo conhecimento para todos os públicos

Unknown disse...

muito bacana as explicações simples , clara e concisa !!

sandra

Anônimo disse...

Excelentes comentários!!! Parabéns professor!!!

Jairo F. M disse...

Parabéns prof. Estou fazendo o meu PPC e estava meio perdido, mas no seu blog, varias duvidas foram sanadas, o senhor deveria colocar um link no google academico pois a maioria dos academicos pesquisam lá. Valeu sucesso a todos.

Leonardo da Silva disse...

Excelente definição. Me ajudou de uma forma que nao tenho como explicar, parabéns pela clareza do trabalho. Obrigado

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blob professor!
Estou numa corrida contra o tempo para construir uma monografia até dezembro.
Estou seguindo as instruções que li aqui para tentar organizar meu trabalho. O meu tema é jornal escolar (impresso) - o meu objetivo é que a comunidade escolar tenha maior interesse pela leitura...
Caso tenha algum material interessante que possa me enviar - fico muito agradecida
professoramonika@hotmail.com
Mônika Oliveira - Serra Talhada - PE

Marleide G disse...

Olá Professor!
Não o conheço mas, ao pesquisar sobre delimitação do tema encontrei seu blog. Foi ótimo me ajudou. Estava com bastante dúvidas.
Estou construindo um plano de estudo para concorrer a uma vaga de mestrado.
Tudo de bom e seja assim, socialize o conhecimento. De que adianta saber só para você?
Também penso e ajo assim.
Fique com Deus.
Marleide- Aracaju Sergipe

Anônimo disse...

Este semestre realizarei meu projeto de mono e o tema é: "A evolução da linguagem coloquial no Brasil" gostaria que o Rio Grande do Sul fizesse parte de minha delimitação no tema, mas não estou conseguindo recortar, delimitar enfim...
Ficarei agradecida se for possivel me ajudar.
email: gwps2008@hotmail.com
ATT
Gilda Pereira dos Santos

Unknown disse...

Parabéns, professor por esta publicação, estou no ultimo ano de direito, e o seu blog está ajudando muito na elaboração de meu projeto de pesquisa.

Jefferson Levy

vauch disse...

valmir
Ola gostaria de saber se em uma pesquisa posso abordar teoricos de correntes de pensamentos diferente. po exemplo estruturslista e neopositivista etc.

André Carvalho disse...

Parabéns pelo Blog...

Ellysabeth disse...

Estive aqui e aprendi muito no seu blog, professor.
Parabéns, ele é simplesmente maravilhoso e vc é 10...

José dos Santos disse...

Olá, professor. Estou precisando de uma luz, ou esclarecimentos quanto a delimitação de um tema para projeto de pesquisa na área da linguística aplicada e não tenho conseguido conceber,ainda, essa idéia com clareza. O Sr. teria um modelo de delimitação, ou indicaria, por favor onde eu possa consegui-lo para apreciação e adjutório. Agradecimentos.

Camila disse...

Boa tarde Professor!

Estou com um problema para delimitar o tema afetividade. Gostaria de algumas sugestões.

Att,
Mila.

Ana Paula disse...

Meu nome é Ana Paula. Estava procurando algo que pudesse me esclarecer a respeito de: delimitação do tema. Agradeço pela ajuda!!
Deus o abençoe!!
doutoraguanandy@hotmail.com

Anônimo disse...

Professor preciso de uma delimitação para o meu tema psicologia organizacional sou estudante do ETEC tecnico em adm. e minha orientadora do tcc não concorda com nada gostaria de falar de satisfação motivação dos colaboradores , or então qial é o papel do psicologo em uma empresa me manda uma luz tou quase desistindo do curso nathany_storoli@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Aline, e achei o seu blog ao acaso, mas achei muito interessante, parabéns!!! Agora que estou começando meu TCC, surgem todas as dúvidas e aos poucos estou conseguindo esclarecer. Obrigada pela iniciativa de criar o blog!

JABES disse...

PROFESSOR,PARABENS PELA INICIATIVA
ESTOU NO MEU 1°SEMESTRE E JA TENHO
UM PRE PROJETO PARA ENTREGAR VOU FALAR SOBRE AS PRINCIPAIS CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL GOSTARIA DE UMA FORÇA EM SENTIDO DELIMITAÇÃO O QUE O SENHOR ACHA.
QUALQUER AJUDA SERA BEM VINDA
MEU EMAEL:JABESFRANCA@HOTMAIL.COM
PORTO SEGURO BAHIA

Crislaine disse...

gostei muito do blog, mas gostaria de mais alguma ajuda na delimitação do tema, o assunto é subjetidade ew o ensino de filosofia nas escolas o devo fazer quando a intensão é um projeto de dissertação?

sandra disse...

Prezado professor,estou iniciando a especialização em psicopedagogia e penso em um tema relacionado a pedagogia da afetividade. Gostaria de saber sua opinião a repeito do tema que escolhi, se é delimitado por exemplo.
Parabens pelo excelente blog.
Agradeço a atenção,
Sandra.

Ari Lopes disse...

Caro professor.

Gostei do seu Blog.
Sou um professor que recebe muitas mensagens sobre TCCs, e posso mencionar o seu blog como referência.
Minhas postagens sobre TCCs. estão atingindo centenas de postagens diariamente.
Meu foco não é para metodologia, visto que isso não é minha especialidade.
Quem sabe possamos trocar links
Se puder visite o meu Blog.

http://blogdoprofessorari.blogspot.com

rejane disse...

Adorei seu texto sobre delimitação, mas ainda tenho dúvidas.Será que poderia ajudar-me? Estou fazendo a delimitação do meu tema, que é: Direitos do paciente oncológico.
Meu email: lilianrejane_mac@hotmail.com
Abraço e muito obrigada.
Lilian Rejane

Mayra Soares disse...

Oi, meu nome é Mayra, parabéns pelo post, muito bom, estou à procura de bibliografia para aprofundar umas leituras em metodologia, você poderia fornecer a referência de (GIL, 2004). Agradeço desde já.

Toni Genésio disse...

Este Blog esclarece muitas dúvidas. No meu caso, tem auxiliado na construção do projeto de pesquisa, no entanto, ainda me restam muitos questionamentos.
Pretendo trabalhar mapeamento de processos em serviços de bibliotecas, porém tenho dúvidas quanto à elaboração do problema de pesquisa e dos questionamentos a fazer, de forma que eu possa explicitar meus objetivos

Anônimo disse...

Obrigado senhor professor, estou começando o meu trabalho do fim do curso,e agradeço bastante pelas directrizes que encontrei neste portal.

Marcos SINATE disse...

Obrigado! A série de problemas que eu tinha para a delimitação dum tema ficou ultrapassada. Resta-me agora procurar objectos por estudar e criar os respectivos temas de estudo.

Mais e mais agradecimentos e até breve...

.......... disse...

Obrigado professor, a sua explicação foi muito útil para delimitação do meu tema para a dissertação.
Fernando

Francisco Nunes disse...

Obrigado pelas informações, elas serão muito úteis para o meu pre-projeto.

Francisco Nunes

Silurdia Miranda disse...

Parabenizar ao professor pela iniciativa de criar esse blog,dizer que e de grande importancia para nos estudantes, eu tambem esto nessa fase da delimitacao do tema.


Anônimo disse...

Dando uma pesquisada sobre o tema "pesquisa e metodologia" no trabalho de conclusão de curso, tive a grata satisfação de me deparar com esse blog que abreviou as minhas pesquisas. Excelente ferramenta de auxílio aos acadêmicos. Parabéns pela iniciativa e sucessos!

Unknown disse...

Muito obrigada, este post me auxiliou bastante.
Parabéns pela iniciativa e que continue a alimentar o blog, sempre!

Anônimo disse...

Obrigada, salvando a finalização do meu tcc ahahaha

Unknown disse...

Suas informações me ajudaram muito! Obrigada

Unknown disse...

Para mim, uma explicação extremamente satisfatório, já que em poucas palavras, sanou minha dúvida. Parabéns.

Anônimo disse...

obrigada, me ajudou muito!!