Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

sábado, 17 de janeiro de 2009

Texto científico tem que se adequar à reforma ortográfica

Quem iniciou 2009 com a meta de escrever sua monografia ou tese tem um desafio adicional: adequar o texto à nova reforma ortográfica da língua portuguesa, que passou a vigorar no País em janeiro.
Muitos podem se perguntar da importância de se unificar a ortografia nos países de língua portuguesa (quinta língua mais falada no mundo), mas no meio científico a relevância é evidente. Muitas publicações deixam de circular em âmbito internacional, pois não há uma padronização ortográfica. Com a unificação, a produção científica brasileira poderá circular em um âmbito maior, sem necessidade de versão, como ocorre hoje. O mesmo valerá para livros, que poderão ser editados e circular em quaisquer dos países falantes de língua portuguesa.
Embora algumas mudanças não devam ser sentidas na prática (como a abolição do trema, praticamente em desuso há anos), outras precisam ser observadas com atenção, como as regras para hífen e acentuação.
Como a ‘internalização’ das novas regras virá somente com o tempo, alguns serviços na internet podem auxiliar na solução de dúvidas, como o site Ortografa, com dispositivo que converte automaticamente a grafia das palavras em conformidade com a reforma.
Não é preciso dizer que a perfeita expressão das idéias e seu entendimento dependem da correção ortográfica e gramatical do texto científico. Por isso, a revisão dos escritos e adequação à nova grafia são fundamentais para os pesquisadores, sejam iniciantes ou veteranos.

2 comentários:

camila disse...

Oi profº!
eu sou a camila do 1 ano de cc na finan.
adorei o seu blog!
é muito util pra nossa vida escolar como alunos, pois, tem varios artigos interessantes.
ADOREI...
Tudo de bom pra vc e um otimo feriado de carnaval!

Socorro Souza disse...

Caro Prof . me foi bastante útil suas colocações sobre projeto de pesquisa. agradeço imensamente,
Socorro Souza