Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Espírito científico

No artigo Espírito Científico, Francisco Sainz aborda a intrincada questão do conhecimento científico à luz da lógica e da filosofia. O autor se propõe a apresentar o conhecimento científico, suas etapas e sua forma particular de raciocínio, em contraposição ao conhecimento dogmático. Longe de querer tornar absolutas as verdades científicas, o autor exprime de modo claro o caráter falível e dinâmico da ciência, sem deixar de evidenciar o quanto este tipo de conhecimento é sistemático. Texto para leitura e discussão em sala.

Um comentário:

Paulo de Tarso Torres Khoury disse...

Vendo o conhecimento científico por este prisma, temos até mais tranquilidade em questionar, mas também em saber que devemos ter sempre muita cautela em fazê-lo, pois para isso deveremos primeiramente procurar conhecer sobre aquilo que queremos questionar e sem deixar que nenhuma idéia pré-estabeleciada possa nos levar a conclusões preciptadas.