Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Citação indireta, a paráfrase

Além das citações textuais (ou diretas), um recurso muito utilizado nos textos acadêmicos são as chamadas citações indiretas ou paráfrases.
Parafrasear é reescrever, com nossas palavras, o pensamento de um autor, com o intuito de deixar o texto mais objetivo. Grandes trechos de uma obra podem ser citados como paráfrase, evitando-se longa e desnecessária cópia.
A paráfrase exige cuidados, como manter-se fiel à informação e à ideia do texto original parafraseado, além de se fazer remissão à fonte, sempre.
Cuidado com este ponto, pois uma paráfrase não é plágio. No entanto, um texto parafraseado, sem a devida fonte, torna-se um plágio. Este pode ser voluntário (proposital) ou involuntário, fruto de uma citação indireta mal feita.

21 comentários:

Anônimo disse...

Olá Prof°,
Como parafrasear um conceito clássico, já bem conhecido sem ser repetivivo?

Adriana Spinelli Rino
Mestranda - FMVZ- Unesp-Boutcatu

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Prezada Adriana, obrigado pela visita e pela sua pergunta.

Conceitos clássicos vão se tornando uma espécie de patrimônio de uma área e às vezes temos a sensação de sermos repetitivos. No entanto, creio que pensamentos lapidares de autores clássicos ainda mereçam ser citados literalmente, quando dentro do contexto do trabalho.
Torna-se difícil, por exemplo, parafrasear algumas passagens de um Marx ("tudo o que era sólido e estável se esfuma no ar" ou como é mais conhecida: "tudo o que é sólido se desmancha no ar"), sem perder o estilo literário. Em casos assim, ainda prefiro a boa citação literal. Mas já vi uma boa paráfrase desta ideia de Marx: "sublimação".

Agora, também é muito comum que as ideias de um autor possam ser parafraseadas. Neste caso, a paráfrase deverá ser fiel às ideias do original, sem, no entanto, repetir literalmente a frase escrita pelo autor. Trata-se de um exercício de estilo de escrita e o caminho é escrever e reescrever até conseguir a medida exata.

Anônimo disse...

olá prof. Tenho visto alguns trabalhos de iniciação científica em que o autor (estudante) desenvolve várias idéias e apenas no final do capítulo cita uma ou algumas obras (em forma de citação indireta). Aprendi que, na pesquisa, devemos, a cada idéia desenvolvida, citar a fonte da informação, pois "não tiramos nada da cabeça", sempre lemos em algum lugar. Estou desatualizada? Acreditava que, ao citarmos a fonte da informação, auxiliamos o leitor interessado em saber mais sobre o autor que foi citado ou a idéia que foi desenvolvida. Parece-me desonesto desenvolver uma idéia sem citar a fonte, citando apenas no final de uma argumentação 'cheia' de idéias.... Se você puder fazer algum comentário, agradeço.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Você está corretíssima! Esse tipo de falsa paráfrase à qual você faz referência cheira má-intenção. Para cada informação ou ideia citada de uma oubra ou autor, devemos dar o crédito. Não basta esse tipo de referência genérica ao final do texto. Toda informação (exceto se óbvia ou de domínio coumum de uma área) tem uma fonte que deve ser citada. Obrigado pelo diálogo!

Anônimo disse...

Olá Profº, A citação literal é quando faz-se uma paráfrase do texto citado?


Haguines

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá, Haguines! Obrigado por sua visita. A citação literal é quando reproduzimos textualmente uma frase ou pensamento do autor, tal qual está escrito ou formulado. Na paráfrase, escrevemos a idéia do autor, mas com nossas próprias palavras. Um abraço!

Anônimo disse...

Professor, bom dia!
Para numerar uma citação no texto,estilo Vancouver,coloco o número entre parenteses ou não?
Obrigada,
Isabel Visani - São Paulo

Anônimo disse...

Professor, bom dia!
Ao fazermos uma citação no texto o número da Referência Bibliográfica deve estar entre parênteses ou não ( estilo Vancouver)?
Obrigada, Isabel

poliana disse...

olá professor,para fazer acitação indireta deve se colocar ano e pagina ou apenas o sobrenome do autor?

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Cara Poliana,
obrigado pela visita!
Caso a citação indireta seja de um trecho específico da obra, convém citar o número da página de onde foi feita a paráfrase. Agora, se for uma paráfrase de trechos que estão esparsos na obra, aí podferia indicar apenas o sobrenome e ano. No entanto, pelo rigor é recomendável indicar com a maior precisão o número das páginas de onde as citações foram tiradas. Um abraço e feliz 2010.

Isela disse...

Olá professor! Tenho uma dúvida: quando estou fazendo uma citação indireta de um autor, por meio de paráfrase ou mesmo condensação, posso colocar ponto no meio do parágrafo e colocar a fonte no final? Por exemplo:
A Carta Magna trouxe a proteção à família contemporânea constituída pelo casamento bem como à união estável entre o homem e a mulher e à comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes, denominada de família monoparental. (?) Consagrou a igualdade dos filhos, havidos ou não do casamento, ou por adoção, com a garantia dos mesmos direitos e qualificações (DIAS, 2009, p. 31).

Obrigada! Isela

Anônimo disse...

Olá Prof*
tenho 14 anos estou no 1 ano do 2 grau comecei esses dias e minha professora mando eu fazer uma frase sobre parafrasear
mais eu não entendi oke ela expliko e tive vergonhar de perguntar você poderia me dar um exemplo please?
thanks obrigado

Anônimo disse...

Olá professor gostaria de saber onde coloco o nome do autor em uma paráfrase?

Clarear disse...

Olá Prof. Na minha qualificação um professor da banca me disse que não é bom usar paráfrase. Como então trabalhar com os textos, sem usá-la?
Abço
Clareana

Anônimo disse...

Ola, a minha dúvida é a mesma que a do Anônimo: como faço para dar créditos ao autor quando parafraseio? porque um comentário anterior falou de alunos de iniciação científica fazem isso e inclusive, eu já fiz, mas não por agir de má fé, mas porque não sabia que estava fazendo errado.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Caros, o nome do autor em uma paráfrase deve constar ou no corpo do texto ou entre parênteses, ao final do parágrafo. Uma paráfrase não deixa de ser citação, por isso a obrigatoriedade de constar o autor.
Ex. no corpo do texto:
Segundo Fulano de tal (ano, p.), etc, etc, etc.
Abraços!

César disse...

Olá professor.
Estive esse semana com uma dúvida que anda ainda me persegue. Como citar material publicado na Internet? Digo, qualquer tipo, pesquisas de empresas, relatórios, artigos, etc. Vi algumas pessoas sugerir assim: (AUTOR, TÍTULO DA OBRA) e colocar uma nota de roda pé: Em www.endereçotal.com/relatorioredessociais

E na maioria dos trabalhos que tenho lido estar assim: (AUTOR, ANO), às vezes com nota de roda pé com o endereço eletrônico da fonte, e depois nas referências tem algo mais ou menos desse jeito: AUTOR. TÍTULO DA OBRA. endereço eletrônico data de acesso.

Olhei as normas ABNT e ão sanei a minha dúvida, talvez por ignorância ou falta de atenção! Grato pela atenção.

Ah, parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Caro Prof. José! Parabéns pelo seu blog e por suas dicas valiosas!

Tenho uma dúvida: Posso parafrasear um mesmo autor em vários parágrafos subsequentes, isto é, um parágrafo após o outro? Por exemplo:
(1º Parágrafo):Segundo Suguio(Ano tal, pág. tal)....
(2º parágrafo):De acordo com Suguio .... (e assim por diante)
Abraços,

Erlyson

Anônimo disse...

Olá professor, estou produzindo um artigo acadêmico e tenho dúvidas quando às citações, mais especificamente as DIRETAS.
Gostaria de saber o tamanho e qual a fonte que devo utilizar?
Desde já, agradeço!

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá, obrigado pela visita e pela pergunta. A citação direta pode ser curta (até 3 linhas) ou longa (mais de 3 linhas). Quando for curta, cita-se no seu próprio parágrafo, entre aspas. Quando for longa, faz-se um recuo de 4 cm à margem esquerda, deixando a citação em espaçamento simples e fonte tamanho 10. A citação longa fica como um bloco, diferenciada do parágrafo do seu texto. Abraço!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog,muito esclarecedor....



Raquel oliveira