Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

sábado, 20 de março de 2010

Bancos de teses e dissertações

Em uma pesquisa, a consulta às teses e dissertações é indispensável. Hoje em dia, graças à internet, a divulgação desse tipo de produção está se tornando ainda mais democrática, possibilitando o contato do pesquisador com textos apresentados nos principais centros acadêmicos.
Com o intuito de estimular a utilização das bibliotecas digitais, sugiro alguns endereços. Claro que esta relação é incompleta e, por isso, contribuições de nossos leitores são bem-vindas.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – A BDTD é um portal mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Permite a busca de teses e dissertações nos sites de uma centena de instituições brasileiras, funcionando como um catálogo que direciona o internauta diretamente para a página onde está hospedado o documento.

Banco de Teses/Capes – O banco de teses da Capes permite a consulta aos resumos de teses e dissertações defendidas no Brasil desde 1987. Não disponibiliza os links para baixar os textos, mas é um instrumento extraordinário para levantamento. Em alguns documentos, fornece e-mail do autor da tese.

Portal Domínio Público – A seção de teses e dissertações do portal Domínio Público disponibiliza mais de oito mil textos completos, defendidos em inúmeras instituições brasileiras.

Não estão incluídas aqui as bibliotecas digitais das próprias universidades, tais como USP, Unicamp, PUCs, e federais, pois as três bases indicadas acima são bastante abrangentes, agregando também estas instituições. Bom, espero que esta indicação auxilie em seu trabalho acadêmico.

Um comentário:

bababababbaab disse...

Muito bom o seu blog Professor é de grande ajuda vlw...