Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quarta-feira, 31 de março de 2021

Resumo, introdução e conclusão

Artigos científicos exigem, além do desenvolvimento do conteúdo (o núcleo duro do trabalho, por assim dizer), componentes tais como o resumo, introdução e conclusão. Ocorre, com relativa frequência, uma confusão entre as finalidades de cada uma dessas partes.
 
Não é raro, por exemplo, ler conclusões que mais parecem resumos ou, ainda, introduções que já apresentam os resultados, o que deveria vir assinalado brevemente no resumo e mais detalhadamente nas considerações finais do artigo.
 

 Desta forma, para guiar o leitor no momento de redação destes tópicos, propomos o quadro acima, que estabelece um comparativo entre os aspectos conceituais e formais de cada um destes elementos do artigo científico.

 

7 comentários:

William disse...

Olá, boa tarde.

Meu nome é William Leite e estava pesquisando sites parecidos com o meu, e encontrei o seu.

Também tenho um site que fala sobre Formatação de Monografia, que é segredosdamonografia.com.br e trabalho muito nele para sempre ter o melhor conteúdo.

O fato é que não pude deixar de notar o seu site e percebi como ele é fantástico. O conteúdo que você tem nele é muito bom, totalmente de ótima qualidade e bom gosto.

Aquele artigo "Resumo" ficou muito bom. Explora muito bem a ideia, que é a de levar um conteúdo gratuito de qualidade em relação ao tema monografia aos estudantes. Parabéns.

Além disso percebi que a estrutura de todo o site está muito boa, com certeza é mantido por uma pessoa de muito bom gosto. Parabéns.

Como eu disse também tenho um site sobre Monografia (segredosdamonografia.com.br). É um site novo, mas estou trabalhando muito nele e a audiência vêm crescendo muito a cada dia.

Minha intenção com este e-mail é me oferecer para escrever um artigo para seu blog, tenho uma ideia bem legal e tenho certeza que seu publico vai gostar muito.

Posso escrever um artigo para o seu site? Eu te envio, você dá uma olhada, e se gostar, publica. Para mim vai ser um prazer poder dar essa contribuição ao seu site.

Se você topar, no próximo artigo do meu site faço uma referência para o seu. O que acha?

Fico no aguardo da sua opinião.

Um abraço,

William Leite
Site segredosdamonografia.com.br

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Prezado William, boa tarde. Obrigado pelas palavras. Você sabe como é árdua esta tarefa, mas é gratificante. Será um prazer poder publicar artigo seu. Respondo por aqui, pois não encontrei seu e-mail. Grande abraço, José Artur

Anônimo disse...

boa noite! achei o blog muito bom , ta me ajudando muito

parabens!

Anônimo disse...

Raquel Fehr. Estudante de direito
FMU - Resumo - introdução - conclusão. Muito bom. rachelconsultoriacontabil@hotmail.com

Ana Claudia disse...

Obrigado por compartilhar está informação! Este site também tem muitas dicas importantes http://www.comofazerumtcc.net.br/

Mila Seixas Toca Raul disse...

Gratidão sua publicação me deixou um pouco mais esclarecida. gostaria de saber se tem algo só sobre resultados

Anônimo disse...

Muito obrigado pela clareza e disponibilidade em servir!