Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Método científico no cinema

Esse tópico nasceu por sugestão da Profa. Kelly. Em visita ao nosso blog, ela propôs a questão sobre como utilizar filmes nas aulas de Metodologia Científica e sobre quais filmes seriam interessantes para motivar os alunos nessa disciplina. Segue aqui uma pequena (muito pequena) lista de filmes que poderiam ser utilizados com este foco. Espero que nossa lista possa ser ampliada com a ajuda de nossos leitores e com o compartilhamento de suas experiências.
Para começar a falar sobre método científico e sua história, uma boa dica é exibir o filme sobre a vida de Galileu Galilei, que empreendeu uma verdadeira revolução no pensamento científico, desenvolvendo as bases do que ficou conhecido como método experimental.
Já a ruptura com o pensamento cartesiano-positivista e sua superação por um pensamento sistêmico pode ser abordada por meio de um trabalho com o filme Ponto de Mutação, baseado em livro do físico Fritjof Capra. Propõe uma discussão acerca do método científico em uma perspectiva que enxerga as relações do todo e não somente das partes.
Outros bom filme para fomentar a reflexão sobre o método científico é O nome da Rosa, baseado na obra do filósofo Umberto Eco. Acompanhando as observações e o raciocínio do ‘sherlockiano’ William de Baskervile, podemos trabalhar sobre dedução, indução, hipóteses e observação científica. De quebra, uma ‘aula’ sobre o pensamento científico medieval, em sua passagem para o pensamento moderno, com o nominalismo de Ockam.
As aplicações do método científico e seus procedimentos também podem ser analisadas a partir dos filmes Fim dos Tempos e Óleo de Lorenzo. Este último, dirigido por um médico e que trata de um empreendimento de descoberta científica levada adiante pelos pais do menino Lorenzo, portador de leucodistrofia.
Evidentemente, o cinema reinterpreta a ciência em todos esses filmes. Por isso mesmo, nos ajudam a pensar sobre ciência (não de maneira fria, como em um manual científico), mas a partir de suas questões éticas e os dilemas humanos.

4 comentários:

Kelly disse...

Bom pessoal.... vou deixar algumas contribuições (muito pequenas) acerca dessa temática, pois, tento passar aos meus alunos a idéia de atitude investigativa e não somente a pesquisa e suas metodologias como algo burocrático e rígido.
Dessa forma, para trabalhar a pesquisa social e a construção do objeto de pesquisa utilizo o filme Escritores da Liberdade, visando a idéia de que o problema de pesquisa deve vir dos dilemas do cotidiano. Também a relação entre pesquisador e pesquisado, numa intervenção participante.
Outro filme interessante para trabalhar técnica de pesquisa em história oral é o filme Narradores de Javé que contam (história oral) a história da cidade a partir do olhar de quem a vivencia.
Vamos trocando informações...

Guilherme Diniz disse...

Acredito que dois outros filmes de Rossellini poderiam complementar a lista de filmes: "Cartesius" de 1974 e "Blaise Pascal" de 1971. Retratam a vida de dois filósofos-cientistas modernos. Em ambos podemos ver algumas demonstrações com certa fidelidade ocorridas na época com a ciência experimental, por exemplo, o barômetro a mercúrio de Torricelli em 1643 e a calculadora de Blaise Pascal em 1642, além do uso do telescópio que se popularizou entre os cientistas. Mas o mais válido nesses dois filmes é a construção do método cartesiano e posteriormente as refutações de Pascal ao método. Acho a proposta valida, vou procurar assistir os filmes indicados.

Professor Arrabal disse...

Parabéns pelo trabalho realizado. Gostei muito desta proposta e do blog.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
http://www.praticadapesquisa.com.br

Marcia Porsch disse...

Parabéns gostei muito das sugestões, sugiro também o filme "Mãos Talentosas", fala sobre as experiencias de um médico e seu assistente sobre a primeira operação em corações infantis. Baseado em fatos reais.