Páginas

Como fazer uma monografia

Os passos para se elaborar uma monografia são apresentados neste texto, de forma sintética, buscando orientar estudantes que têm a missão de redigir um trabalho monográfico.

 

Tema deve ser

delimitado

Veja aqui alguns critérios que podem auxiliá-lo a ter

êxito nesta etapa de

definição da pesquisa.

 

Problema com o

problema?

A formulação do problema é crucial para bom êxito da

pesquisa. Saiba como ela

ocorre.

 

O que é pesquisa? Para que se pesquisa em ciências sociais aplicadas?

 

Artigo explica como apresentar objetivos gerais e específicos do projeto

 

Pesquisa tem que ser relevante; projeto deve indicar sua

importância social e científica

 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Método científico no cinema - o retorno

Os dois textos abaixo foram extraídos de dois comentários feitos em nosso post anterior, sobre a discussão das etapas do método científico e abordagem da história do pensamento científico por meio de filnmes. Pela contribuição que trazem nossos caros colegas Profa. Kelly e o filósofo dominicano Guilherme Diniz, estou republicando-os como um post à parte, que aprofunda o anterior. Limitei-me apenas a inserir links remetendo os filmes citados a resenhas e outros materiais na internet.

Profa. Kelly
Bom pessoal.... vou deixar algumas contribuições (muito pequenas) acerca dessa temática, pois, tento passar aos meus alunos a idéia de atitude investigativa e não somente a pesquisa e suas metodologias como algo burocrático e rígido.
Dessa forma, para trabalhar a pesquisa social e a construção do objeto de pesquisa utilizo o filme Escritores da Liberdade, visando a idéia de que o problema de pesquisa deve vir dos dilemas do cotidiano. Também a relação entre pesquisador e pesquisado, numa intervenção participante.
Outro filme interessante para trabalhar técnica de pesquisa em história oral é o filme Narradores de Javé que contam (história oral) a história da cidade a partir do olhar de quem a vivencia.

Guilherme Diniz
Acredito que dois outros filmes de Rossellini poderiam complementar a lista de filmes: "Cartesius" de 1974 e "Blaise Pascal" de 1971. Retratam a vida de dois filósofos-cientistas modernos. Em ambos podemos ver algumas demonstrações com certa fidelidade ocorridas na época com a ciência experimental, por exemplo, o barômetro a mercúrio de Torricelli em 1643 e a calculadora de Blaise Pascal em 1642, além do uso do telescópio que se popularizou entre os cientistas. Mas o mais válido nesses dois filmes é a construção do método cartesiano e posteriormente as refutações de Pascal ao método. Acho a proposta válida, vou procurar assistir os filmes indicados.

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme "Agora" tambem discute um pouco a questão da observação da natureza.

José Artur Teixeira Gonçalves disse...

Olá, obrigado pela dica. Não conheço este filme, mas vou assistir com nosso olhar metodológico..rs Abraço!